Partido Social Democrata de Matosinhos

Blog Oficial da Concelhia Partido Social Democrata de Matosinhos

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Mensagem do Presidente PSD Matosinhos - Dr. Pedro da Vinha Costa


A Comissão Política Concelhia do PSD de Matosinhos a que tenho o gosto e o orgulho de presidir foi eleita em finais de Novembro de 2009, há 7 meses, portanto.
Há 7 meses atrás o PSD de Matosinhos estava muito debilitado, depois de um péssimo resultado nas eleições autárquicas. O pior resultado de sempre.
Na sequência desse resultado o PSD viu ainda mais reduzido o seu espaço de intervenção na Câmara Municipal, quer porque diminuiu o número de eleitos, tanto no Executivo como na Assembleia Municipal, quer, e principalmente, porque à revelia de todos os órgãos partidários, um dos nossos Vereadores fez um acordo com o PS, tornando-se, por essa via, o elemento que faltava a Guilherme Pinto para a maioria que o eleitorado lhe negou nas urnas.
Conscientes de que a manter-se tal situação o PSD chegaria às eleições de 2013 completamente esvaziado e impossibilitado de se assumir como A verdadeira e autêntica alternativa ao poder socialista de 34 anos em Matosinhos, a C.P do PSD iniciou, com toda a calma, com todos os cuidados e com inusitada paciência, os contactos com os autarcas, com as Comissões Políticas de Núcleo, com a Comissão Política Distrital do Porto, com vista a encontrar uma saída que defendesse o interesse do PSD – a nossa primeira preocupação e obrigação – mas também que não ferisse a dignidade de ninguém. Sempre com um objectivo: defender o interesse do PSD. Sempre com uma certeza: o interesse do Partido tem de estar acima e à frente do ou dos interesses individuais de cada um, por mais legítimos que sejam.
Gostávamos que não tivesse sido assim. Mas a intransigência demonstrada por quem tinha a obrigação de ser o primeiro representante do PSD, obrigou-nos a tomar um conjunto de atitudes que clarificam a situação por forma a que seja inequívoco para os Matosinhenses quem fala e actua em nome do PSD e quem age em nome individual, vinculando-se com as suas posições e os seus votos apenas a si próprio.
Estamos certos de que o futuro demonstrará que este era o único caminho possível face, repete-se, à intransigência demonstrada.
Mas, enquanto procurávamos a solução menos dolorosa, que a alguns pareceu até demorar demais, não deixamos de ir fazendo o que é imprescindível para a afirmação do PSD na sociedade Matosinhense e para a construção da Alternativa vencedora para 2013.
Nestes 7 meses vieram a Matosinhos, a convite da Comissão Política Concelhia algumas das mais destacadas figuras do nosso partido: dois ex-líderes do Partido, O Dr. Luís Marques Mendes e o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, um ex líder parlamentar, o Dr. Pacheco Pereira, o Presidente da Junta Metropolitana do Porto e da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Rio, um Vice-Presidente do PSD, o Professor Paulo Mota Pinto e o Presidente da Associação Nacional de Freguesias, Armando Vieira, estiveram em Matosinhos, num autêntico corrupio de personalidades que, ao responderem afirmativamente ao nosso convite, demonstraram que o Partido, todo o Partido, olha hoje para o PSD de Matosinhos de uma forma diferente, com a certeza de que aqui se está a percorrer o caminho certo rumo à VITÓRIA.
A presença destes nossos Companheiros tão ilustres, tem de ser entendida como a demonstração da capacidade de intervenção e do peso político que as mais altas personalidades do PSD reconhecem hoje à estrutura concelhia de Matosinhos, mas também como uma forma de, com a sua mediatização, chamarem a atenção dos Matosinhenses e da Comunicação Social em geral para a o trabalho que estamos a realizar.
Estas conferências irão continuar com outras personalidades que não deixarão de vir a Matosinhos expressar-nos a sua solidariedade e o seu apoio num processo que há-de ser vitorioso.
Em paralelo, foi constituído o Conselho Consultivo, que integra já mais de 50 personalidades de Matosinhos, entre militantes e independentes que têm vindo a desenvolver um excepcional trabalho na preparação de uma Plano Estratégico para Matosinhos que há-de ser a base de um programa eleitoral ganhador que em 2013 apresentaremos ao eleitorado.
Estão também a trabalhar já os primeiros Grupos Temáticos, também eles integrando militantes e independentes, para a elaboração de propostas concretas e sectoriais. Este leque de Grupos Temáticos irá sendo alargado à medida das necessidades.
E homenageamos, também, a memória daquele que foi sempre um exemplo para todos nós: o NOSSO MESTRE CARAVELA, figura ímpar de Matosinhos, Militante exemplar do PSD que apesar de fisicamente ausente permanece sempre vivo na nossa memória, na nossa saudade.
Desenvolvemos acções de apoio aos nossos autarcas nas Assembleias de Freguesia, na preparação das reuniões, na elaboração de propostas e de Moções, na análise técnica e política dos documentos.
Iniciamos um processo de descentralização das reuniões da Comissão Política Concelhia, realizando já reuniões com as estruturas de Núcleo e com Militantes de Lavra, S. Mamede Infesta, Senhora da Hora e Leça do Balio, a que se seguirão as demais Freguesias.
Realizamos um jantar de Natal e um jantar de homenagem aos Militantes de Matosinhos, em particular os mais antigos, jantar que ultrapassou todas as expectativas no que diz respeito à mobilização e participação de militantes. Na verdade várias dezenas de militantes não puderam participar no jantar por falta de espaço. Este jantar foi também um momento importante de esclarecimento sobre a posição assumida pela concelhia relativamente à Câmara Municipal de Matosinhos e consequentemente um importante espaço que os quase trezentos militantes presentes utilizaram para demonstrar o seu apoio à posição da Comissão Politica de Matosinhos. Foi ainda o momento para troca de impressões com a Direcção nacional e Distrital do Partido.
Este foi o trabalho mais visível realizado até ao momento. Em 7 meses que, na realidade, foram bem menos tempo dado que neste período houve a quadra natalícia e as eleições directas para escolha do Presidente do Partido.
E, claro, durante este período preparamos este Site do PSD de Matosinhos e o nosso Blog, importantes meios de comunicação com os Militantes e com os cidadãos em geral.
Estamos orgulhosos do que até aqui conseguimos concretizar. Mas conscientes de que há ainda muito caminho pela frente.
Estamos satisfeitos com os resultados obtidos e motivados para as tarefas que ainda estão por concretizar, conhecedores de que este é o caminho, um caminho colectivo, de todo o Partido, com um objectivo único: a Vitória em 2013, para libertar Matosinhos de um poder socialista cada vez mais anquilosado, mais gasto, mais podre.
Precisamos da ajuda de todos.
Contamos com o envolvimento e o empenho de todos.

2 comentários:

  1. Caro Dr. Pedro da Vinha Costa,
    parabéns pelo excelente trabalho que o Sr, enquanto presidente da CPC e a sua equipa, têm vindo a realizar nestes 7 meses de mandato.

    Muitas já foram as actividades realizadas, todas elas com enorme adesão por parte dos militantes.
    É certo que estamos a atravessar um momento difícil a nível concelhio (com o "caso" Guilherme Aguiar), um momento de revolta e incompreensão a nível distrital com as SCUT e o o mais grave de todos o problema económico e social do país.
    Como o nosso fundador nos ensinou: ética, verdade e rigor. É a chave para alcançar o sucesso e as vitórias que há muito tempo o PSD em Matosinhos merece.

    Todos juntos conseguiremos!!

    Cumprimentos,
    Ana Cristina Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Boas.

    Todos os factos que mencionou são importantes, mas eu pergunto para quando o sair do ninho?

    O PSD em Matosinhos sempre viveu fechado e assim nunca ganhará eleições. O PSD em Matosinhos sempre foi feudo de comissões políticas e lutas internas absurdas. O PSD de Matosinhos sempre foi o pior inimigo de si próprio. O PSD sempre teve nos seus eleitos, páraquedistas como o Guilherme Aguiar que após as eleições se passaram para o lado do PS. O PSD de Matosinhos só vai ser grande quando sair do ninho, for para o meio da gente real, criar tertúlias e grupos de discussão nos principais cafés e associações do concelho, intervir e interagir com os blogues de cidadãos matosinhenses dando a cara porque estes foram a única força de oposição enquanto o PSD esteve ausente, até hoje só o PCP e a JS fizeram iniciativas com os bloggers de Matosinhos. Chamar os novos habitantes matosinhenses a si, tomando a dianteira porque o PS vive dos bairros e dos funcionários da autarquia. Mas para isso, o PSD vai ter de fazer um trabalho a 12 anos de rua, de luta e acima de tudo de unidade. Se conseguir unir o partido, meu amigo, esses 12 anos podem diminuir mas nunca se esqueça que os meios do PS (estado/RSI - ADEIMA/ RVCC - ADEIMA/ Habitação social - Mts Habit/poder económico - construção, licenciamentos/emprego - IEFP) em Matosinhos são muito fortes, dominam tudo e quase todos.

    É a minha modesta opinião.

    Abraço

    Vítor Maganinho Matosinhos OnLine

    ResponderEliminar