Partido Social Democrata de Matosinhos

Blog Oficial da Concelhia Partido Social Democrata de Matosinhos

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PSD de Matosinhos está contra a municipalização dos estádios do Leixões e do Leça

Noticia Jornal Publico de 17/12/2010

"PSD de Matosinhos está contra a municipalização dos estádios do Leixões e do Leça"

 17.12.2010 - 08:52 Por Aníbal Rodrigues

"O PSD de Matosinhos sublinhou ontem, em conferência de imprensa, que “está contra a compra” dos estádios do Leixões e do Leça por parte da Câmara de Matosinhos, juntando-se assim ao vereador da oposição Narciso Miranda, que desde sempre se manifestou contra esta aquisição.

No encontro com os jornalistas, os social-democratas apresentaram também uma proposta de referendo sobre a intenção manifestada há cerca de um mês pelo presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, de municipalizar os estádios do Leixões e do Leça, clubes em dificuldades económicas.

Pedro da Vinha Costa, presidente do PSD/Matosinhos, explicou que teve o apoio dos colegas de partido e especialistas em direito constitucional, Paulo Mota Pinto e Luís Marques Guedes, na elaboração da proposta de referendo. Isto porque existem vários exemplos de tentativas de realização de referendos locais chumbadas pelo Tribunal Constitucional, situação que o PSD quer evitar. Segundo Pedro da Vinha Costa, o partido elaborou inclusive uma pergunta para figurar no referendo, mas não a quis revelar já, sem antes apresentar o projecto de referendo aos partidos representados na Assembleia Municipal de Matosinhos.

Caso este órgão se mostre contra a realização do referendo, Pedro da Vinha Costa garantiu que o PSD avançará de imediato para a recolha das cinco mil assinaturas necessárias para levá-lo a cabo. No entanto, conforme salvaguardou, obter as assinaturas poderá não garantir ainda a realização do referendo, uma vez que este necessita de ser apreciado e votado pela Assembleia Municipal de Matosinhos, que o poderá chumbar.

Já se o referendo se concretizar, Pedro da Vinha Costa antecipou que o PSD irá respeitar uma eventual pronunciação dos matosinhenses a favor da municipalização dos estádios. “O PSD respeitará a posição dos matosinhenses sem deixar de ter a sua opinião. O que se deve evitar é tomar decisões contra a vontade do povo”, explicou Pedro da Vinha Costa.

O dirigente social-democrata enumerou várias razões para estar contra a compra dos estádios do Leça e do Leixões por parte da câmara, nomeadamente os custos que a mesma acarretará num clima de crise. Entre várias outras razões, Pedro da Vinha Costa perguntou também se “está a Câmara de Matosinhos em condições de garantir que esta sua decisão (?) nada tem a ver com o facto de o presidente da direcção do Leixões S.C. ser o Dr. Dias da Fonseca, ex-autarca da Câmara Municipal de Matosinhos e destacado militante do PS e de o Presidente da SAD do Leixões F. C. ser o pai do Dr. Nuno Oliveira, actual Vice-Presidente da Câmara?”

Noutro momento da conferência de imprensa, Pedro da Vinha Costa referiu-se, ainda que indirectamente a Guilherme Aguiar, ex-vereador da Câmara de Gaia e actual vereador do Desporto na Câmara de Matosinhos. Recorde-se que o PSD de Matosinhos retirou a confiança política a Guilherme Aguiar por este ter celebrado uma aliança com o PS no executivo que permite formar uma maioria.

“É verdade, ou não, que a Matosinhos Sport se tem vindo a financiar através de contratos leasing, nomeadamente para a construção de campos de relva sintética constituindo, dessa forma, elevados encargos para o futuro do Município?”, perguntou Pedro da Vinha Costa que, de seguida, formulou outra questão: “É verdade, ou não, que tais financiamentos têm sido negociados através de uma dependência de Vila Nova de Gaia do Banco Santander? Se assim é, porquê? Qual a razão para a Câmara de Matosinhos negociar financiamentos com agências bancárias de outros concelhos, mais concretamente de Vila Nova de Gaia?”"

Clique aqui para ler a noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário